quarta-feira, 21 de outubro de 2009

"A Humanidade em Guerra"

H. D. Finck/CIC/Divulgação
Conflito de Biafra, 1968: Menino espera cupons para receber leite e peixe em um centro de nutrição
Conflito de Biafra, 1968: Menino espera cupons para receber leite e peixe em um centro de nutrição
Apresentada em mais de 50 países pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), a exposição de fotos "A Humanidade em Guerra" chega a São Paulo no dia 20 de outubro. As imagens retratam a realidade e a brutalidade dos conflitos e da violência armada, mas também mostram que é possível ter esperança.
Uma iniciativa em parceria com a Oboré Projetos Especiais e a Matilha Cultural, a exposição traz fotografias que traçam a história dos conflitos armados e suas consequências humanitárias no último século e meio. Imagens impactantes evocam a dor e a angústia de homens, mulheres e crianças que suportaram os suplícios da guerra, desde a Secessão Americana até as guerras e situações de violência armada da atualidade.
Segundo assessoria da mostra, além das fotos históricas, integram a exibição imagens de James Nachtwey, Chris Morris, Ron Haviv e Franco Pagetti, da VII Agency, cooperativa com sede em Nova York. Em 2008 e 2009, cada um desses respeitados fotógrafos de guerra viajou a dois de oito países em conflito onde atua o CICV: Afeganistão, Colômbia, República Democrática do Congo (RDC), Geórgia, Haiti, Líbano, Libéria e Filipinas.
A exposição foi organizada pelo Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho para comemorar o aniversário de 150 anos da Batalha de Solferino, povoado italiano, que deixou mais de 38 mil vítimas. A ação de um homem, Henry Dunant, que organizou os civis da zona para assistir os feridos, levou à criação do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
A campanha também lembra o aniversário de 60 anos da assinatura das Convenções de Genebra. Distinguir objetivos militares de bens civis, assistir aos feridos sem distinção, respeitar a vida e a integridade física dos prisioneiros, respeitar o pessoal médico e o emblema da Cruz Vermelha, não usar meios e métodos de combate que causem perdas inúteis ou sofrimento excessivo são alguns dos limites impostos pelo Direito Internacional Humanitário (DIH), do qual as Convenções de Genebra constituem o fundamento.
Entre 21 de agosto e 13 de setembro, "A Humanidade em Guerra" recebeu 24 mil visitantes no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília. Depois da exibição em São Paulo , a mostra segue para o Metrô no Rio de Janeiro.
Na capital paulista, a mostra conta com o apoio da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo (Arfoc-SP), da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (FEPESP) e da OBORÉ.
Serviço
Exposição de fotos "A Humanidade em Guerra"
Local - Matilha Cultural
Rua Rêgo Freitas 542 - Centro - SP (próximo à igreja da Consolação)
Abertura - 20 de outubro, às 19hs (para convidados)
Visitação - de 21 de outubro a 15 de novembro
De terça-feira a sábado das 12hs às 20hs
Entrada Franca